Thursday, October 12, 2006

Milagre nos Andes

Queria deixar aqui a minha impressão sobre o livro Milagre nos Andes, de um dos sobreviventes da queda de um avião nessas montanhas

Era um time de Rugbi do Chile, que iria pra uma partida na Argentina se bem me recordo, e ali ja tirariam suas ferias
Pra isso teriam de atravessar os Andes, mas pegaram uma turbulência... e por ali mesmo ficaram...

Eu tinha lido o Os Sobreviventes, de um autor "comum", de fora, que relata com credibilidade sim, mas sem a realidade nua e crua. Nesse ele mostra como uma terceira pessoa, vendo tudo de cima, com imparcialidade, e tentando "amenizar o clima" com uma "piadinha" ou outra no meio do texto, ou mesmo omitindo alguns fatos. Ele capta dados dos sobreviventes e tenta transmitir da melhor forma possivel [para os fracos leitores] no livro, pra dar uma ideia do que aconteceu lá

O Milagre nos Andes, de um dos sobreviventes, o Fernando Parrado, claro é bem mais real. Ali vc tem as impressões dele sobre as outras pessoas, os Guerreiros. Pessoas que ele não conhecia e passou a conhecer lá, e as vezes até tirar lições delas. Na verdade todos ali tiravam lições uns dos outros, isso ele deixou claro, ao contrario do primeiro livro, que era contado em terceira pessoa
Aquelas montanhas, ele não se cansava de dizer, no livro, "matavam qualquer coisa ali que não fosse neve, gelo ou pedra". Eles ali no meio eram uma anomalia. Mantinham-se juntos, confiantes sempre, uns nos outros. E não tem "piadinhas". O livro é inteiro sério [não tem como ele pensar em brincadeiras qdo lembra do que passou lá]
Não sei o quanto ele omitiu do que passou lá, mas a parte contada ali tá crua e até chocante

Bem recomendo esse livro. É uma lição de vida

Que a força esteja com vcs!!!

3 Opinions:

Blogger theshadowlord said...

Parece muito bom mesmo esse livro,
desde q tu comentou comigo fiquei com vontade de ler..
mas tem outros livros na pilha ainda...
mas levando em conta q pilha o ultimo a entrar eh o primeiro a sair..
bem... axo q eh fila oq eu quis dizer então neh... oq entrou primeiro sai primeiro.. hehehehe
to viajando ohhh...
abraços meu vehi!

13 October, 2006 02:05  
Anonymous Anonymous said...

Hum, parece mto interessante!
Eu tava lendo um que faz uma análise do fascismo do ponto de vista da psicologia, "Psicologia das Massas do Fascimo", do Reich. Só que os trabalhos me pegaram de jeito eu eu tive que deixaer ele de lado...:(
Bjos

14 October, 2006 15:58  
Blogger theshadowlord said...

então kra, quanto a bebidinha lah,
de tanto ouvir a Nádia falando resolvi provar, ae pedi pro meu irmão fazer... ficou moh bom...
ae depois eu fiz umas tbm, com menos açucar, ficou ainda melhor...
vinho tinto seco, açucar e limão..
=D

15 October, 2006 19:36  

Post a Comment

<< Home

Sir Ingloriun